Sobre a ABMN

ORIGEM E HISTÓRIA

Há mais de cinco décadas, como entidade sem fins lucrativos, a ABMN exerce sua presença como mediadora e incentivadora dos mais modernos conceitos e práticas em Marketing e Gestão de Negócios, contribuindo para o desenvolvimento empresarial no Brasil. 

Criada em 1971, como ABM – Associação Brasileira de Marketing, nasceu então a instituição que se notabilizou por várias iniciativas, programas e projetos para que empresas e instituições públicas tivessem acesso ao conhecimento em Marketing, no mais avançado de suas fronteiras. 

Em 1999, considerando haver se instalado na sociedade em geral questionamentos quanto às aplicações éticas do Marketing, o colegiado diretor da ABM decidiu agregar a expressão “Negócios” em sua denominação, reforçando o conceito ainda vigente de que “o Marketing está a serviço dos gestores para a consecução plena de seus negócios”.

No ano de 2000, em uma parceria vitoriosa com a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, foi desenvolvido e disseminado o primeiro Código de Ética em Marketing. Com isso, ficou ainda mais reforçado o vínculo da ABMN não só com o meio empresarial, mas também com o acadêmico.

Na prática, os esforços da entidade são dirigidos em dois vetores: 1º) aos atuantes profissionais – nos seus vários níveis de decisão; 2º) na academia – no ensino superior– contribuindo para a formação dos futuros profissionais. E sempre com o compromisso de promover informação e proporcionar integração, gerando um ambiente favorável para troca de experiências e conhecimentos de novas ideias.

Os esforços e o trabalho da Diretoria e dos colaboradores da Associação têm sido na busca incessante de identificar, manter e disseminar informações, casos de sucesso e temas de relevância que permitam aos seus associados e ao mercado refletir e evoluir sobre tais assuntos. 

Esses esforços são concretizados em duas grandes frentes: projetos e ações, sempre a partir da dinâmica permanente de avaliação de contexto-conhecimento-relevância. E o faz a partir de uma tripla perspectiva: dos Anunciantes, das Agências de Publicidade e Propaganda e dos Veículos de Comunicação– todos eles sempre presentes no seu quadro de Associados Mantenedores.

MISSÃO

Desenvolver e fortalecer as atividades ligadas ao marketing, prestigiando e compartilhando conhecimento entre os profissionais e empresas que atuam no setor.

VISÃO

Ser reconhecida como entidade máxima na representatividade do setor de marketing e referência no desenvolvimento sustentável do mercado.