VERBETES


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Gatekeeper


Diz-se do intermediário no processo de comunicação ínterpessoal. Transmitida de pessoa a pessoa, a mensagem sofre alteração em seu conteúdo, desde sua origem até o destino final, por ação e características dos intermediários.

Geografia (geography)


O local onde você está ainda é impor­tante.

As redes eletrônicas permitem que todos se comuniquem com todos a qualquer momento. Isso não quer dizer que todos façamos isso ou que o faremos algum dia.
Algumas das pessoas mais vir­tuais do mundo queixam-se porque gastam uma parte muito grande da vida em reuniões -ou indo para uma reunião e voltando dela. Tudo isso explica por que, mesmo numa economia cibernética global, lugares como o Vale do Silício continuarão a ocupar posições de destaque.

Gerência de marketing


Conjunto de atividades de marketing dirigidas para o atendimento das necessidades do cliente, tendo em vista seu bem-estar e o sucesso da organização.

Gerência de produto


Atividade de marketing que consiste em supervisionar e coordenar praticamente todos os procedimentos que, a partir da produção, se destinam a auxiliar a venda de um produto específico. 0 gerente de produto participa nas várias áreas de marketing (pesquisa de mercado, planejamento de produto, determinação de preços, propaganda, promoção de vendas e distribuição), como responsável por um produto especifico.

Gestão do conhecimento (knowledge management)


Culti­vo das idéias.

Se o único ativo é o conhecimento, por que não administrá-lo como qualquer outro? Essa idéia gerou uma mini-indústria que inclui desde softwares que suposta­mente captam conhecimento, até “diretores de conhe­cimento” nas empresas, responsáveis por tomá-las mais inteligentes. O problema é que o conhecimento não é como ou­tros itens em estoque -não pode ficar parado no de­pósito até que seja necessário, nem é possível tirar-lhe o pó antes de usar. Ele precisa ser mantido sempre atualizado, relevante e vivo. Ele precisa ser exercitado através de discussão e revisão contínuas. E não pode ser administrado separadamente das pessoas em cuja mente reside.

Globalização (globalization)


Adeus às fronteiras.

De uma forma tão implacável a ponto de assombrar os “globalistas” mais ferrenhos, mercados e padrões mundiais estão emergindo rapidamente nos campos de finanças, marketing, comunicações e trans­porte. Seus defensores dizem que os resultados vão dar maior alento ao comércio, à produtividade e aos padrões de vida em todo o mundo. Seus críticos di­zem que o preço inclui uma distribuição da riqueza ainda mais desigual, uma concorrência viciosa em ma­téria de salários e crises financeiras. De qualquer maneira, uma coisa é certa: o processo está só come­çando.

Será que globalização, como pregam em alta voz os céticos europeus, é apenas um eufemismo para americanização? Ironicamente talvez não seja assim, argu­menta o historiador Francis Fukuyama, porque suas maiores vitórias estão chegando no exato momento em que o clássico vermelho-azul-branco dos Estados Unidos está desaparecendo em uma alvorada multicul­tural. Agora somos todos modernos. 

Godwill


Imagem de boa vontade (social) provocada por ação promocional. ou de patrocínio, que pode trazer reflexos institucionais positivos para o conceito de uma empresa e também reflexos comerciais, ajudando a expandir o potencial de vendas de um produto ou serviço, A principal razão para a utilização de atividades que levem à construção de uma imagem de boa vontade é a de se estabelecer uma imagem corporativa favorável, que sirva como lastro na preparação de um caminho positivo para as atividades empresariais.

Gôndola


Estantes ou conjuntos de prateleiras de supermercados. Serve como suporte para exibição de mercadorias em pontos-de-venda.

GRP ou gross rating points


Expressão inglesa que designa a audiência bruta acumulada, ou seja, a soma, em porcentagens, dos pontos brutos de audiência. Uma unidade GRP é igual a 1 % de audiência. Para calcular a audiência bruta de um anúncio apresentado três vezes, sabendo-se que esse anúncio obteve 35% de audiência na primeira inserção, 55% na segunda e 40% na terceira, basta somar essas porcentagens e obter, como resultado, 130 GRPs. Por esse exemplo, pode-se observar que a soma dos pontos de audiência, para contagem dos GRPs, pode ser superior a 100%. Quando esse total é apresentado em números absolutos (quantidade de pessoas) e não em porcentagem, utiliza-se a expressão impactos, em vez de GRP. Ver impactos, freqüência, freqüência média, distribuição de freqüências, PDC e audiência.

Guerra defensiva


Termo do marketing de guerra usado para designar o tipo de reação adotada pela empresa líder do mercado quando sua posição se encontra ameaçada pela concorrência.