ABMNNews
ICONOCLASTA
4/12/2009
 

            Para criar algo, é fundamental romper com maneiras convencionais de pensar. Todo inovador é essencialmente um iconoclasta. As pessoas que conseguem alcançar coisas que as outras dizem que não podem ser feitas, são iconoclastas por natureza. Grandes inovadores desafiam nossa percepção precária ao se colocar fora das circunstâncias normais. O iconoclasta não vê as coisas de maneira diferente, mas percebe diferente. Ao explorar outros ambientes e interagir com novas pessoas, eles impedem que se cérebro dependa de experiências prévias, tendo mais chances de grandes descobertas.

 

            O neurocientista Gregory Berns, em recente entrevista, desvendou esses tipos especais de pensadores criativos. Segundo, Berns, os iconoclastas bem-sucedidos possuem a capacidade de ter uma ideia inovadora, superar o medo da rejeição social e vender tal ideia para outras pessoas. Enquanto Picasso era um iconoclasta; Van Gogh não.  Duplas iconoclastas funcionam muito bem, como Bill Gates e Steve Balmer, na Microsoft. Outros dois exemplos favoritos de Berns são Walt Disney e Ray Kroc. Até que Disney surgisse, os desenhos animados eram usados para propagandas. Disney descobriu que eles poderiam ser a principal forma de entretenimento, o que foi a chave de seu sucesso, mais do que qualquer ativo pessoal ou qualidades que ele possuísse e conseguiu convencer as pessoas a investir em seus empreendimentos. Já Kroc transformou o McDonald's na rede de restaurantes fast-food mais bem-sucedida do mundo. A inovação de Kroc está na área de marketing, quando, em 1960, se voltou para as crianças com a criação do personagem Ronald McDonald. Desta forma, dizia que as crianças não tinham dinheiro, mas seus pais tinham e acabavam indo juntas ao restaurante.

 

            Para Berns, "o mais importante é criar um ambiente no qual as pessoas possam expressar sua opinião sem medo de ser ridicularizadas".

 
Carta Capital, Superinteressante, Dinheiro, Época Negócios e Valor Economico
 
www.abmn.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial
de qualquer material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.