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VENDEDOR TEM QUE VENDER


12/04/2007

     A pesquisa Proudfoot Consulting, realizada com mais de 800 profissionais de 19 países, inclusive Brasil aponta que apenas 11% do trabalho diário da equipe de venda é destinado à venda em si. 
     Ainda segundo dados da pesquisa, aproximadamente 49% do tempo gasto, por dia, por uma pessoa da área comercial é destinado as questões administrativas e resoluções de problemas.
     Na opinião de 50% dos executivos brasileiros entrevista, de modo geral, as habilidades de sua equipe de venda são boas, mas quando se trata de prospecção ou colocação de um novo produto no mercado, elas são classificadas de mediana.
     Outro dado alarmente é revelado na pesquisa da Sale Solution realizada com base em 7 mil profissionais cadastrados na companhia: mais de 95% dos vendedores não gostam de prospectar novos clientes e 50% têm dificuldades em preparar uma estratégia correta de negociação. Ainda, 38% erraram em não preparar uma estratégia correta de negociação.
     O estudo mostrou ainda que apenas 2% acreditam que um bom negociador precisa conhecer métodos e processos de negociação. O que sugeri dentro da ótica de Jung, que no inconsciente coletivo de algumas equipes de vendas reina a máxima "Para vender é preciso ter um dom". Será?