Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

USO POSITIVO DAS REDES


Edicão: 131 - 28/01/2015

Apesar dos muitos estudos que evidenciam efeitos negativos do uso excessivo de gadgets, em especial das redes sociais, outro trabalhos mostram que esse hábito moderno pode ter suas vantagens.

Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego sugerem, em estudo publicado em 2014 na Plos One, que o uso das mídias sociais pode “espalhar felicidade”. Postagens de conteúdo positivo incentivam outros usuários a fazer o mesmo, constataram em um estudo que analisou mais de 1 bilhão de atualizações de status anônimas de mais de 100 milhões de usuários do Facebook entre 2009 e 2012.

A triagem foi feita com a ajuda do software “Linguistic Inquiry Word Count”, que avalia o “conteúdo emocional” nas postagens. Como já sabido pelos neurocientistas e cientistas sociais e psicólogos, status de conteúdo positivo são mais contagiosos que os negativos e parecem influir nas expressões emocionais de outros contatos.

O autor do estudo James Fowler, da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, pontua “Podemos estar subestimando drasticamente a utilidade das redes para melhorar a saúde física e mental. Elas podem ser ferramentas úteis para pensar estratégias para difundir bem-estar”.