Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

REPUTAÇÃO INTERNACIONAL


09/02/2007

Pela primeira vez oito companhias brasileiras aparecem no Global Rep Trak 200 - ranking mundial de reputação elaborado pelo Reputation Institute: Gerdau, Petrobras, Embraer, Vale do Rio Doce, Votorantim, Usiminas, Braskem e Pão de Açúcar.
 
O Reputation Institute é representado, no Brasil, pela Troiano Consultoria de Marcas e pela Idéia Comunicação Empresarial. O Instituto está ligado a executivos e a acadêmicos e o levantamento ouviu 30 mil pessoas em 25 países.
 
Cerca de 750 empresas foram avaliadas para compor o ranking das 200 companhias mais bem reputadas do mundo.  Ao todo são sete critérios analisados: performance financeira, qualidade de produtos e serviços, capacidade de inovação, liderança, estilo de governança, ambiente de trabalho e responsabilidade cidadã.
 
Segundo Jaime Troiano, as empresas brasileiras destacadas têm grande atuação fora do país, tradição de mercado e representam marcas muitos fortes.
 
As empresas com maior reputação mundo afora são: em primeiro, a italiana Barilla Holding; em segundo a dinamarquesa Lego Holding; em terceiro a alemã Lufthansa; em quarto a sueca Ikea e em quinto a francesa Michelin. Levando em conta as empresas brasileiras, a Gerdau aparece na 70ª posição, a Petrobras em 83ª, a Votorantim em 104ª, a Embraer 117ª.