Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

QUEM NÃO TEM CÃO...


22/01/2004
QUEM NÃO TEM CÃO...
    A Volkswagen que já foi a líder nacional de carros de passeio, hoje, anda a passos lentos, brigando contra uma concorrência atroz que a cada dia, lhe tira um pedaço do mercado.
    Mas, seleção natural ou não, o fato é que a Volkswagen se redescobriu e está tirando o sono da Mercedes-Benz, ex-líder de mercado na fabricação caminhões até 45t. Hoje, a Volks é líder de mercado e detém 34,3% de market share, enquanto que a Mercedes detém 33,4%. No setor de ônibus, a Volks detém 39,2% enquanto que a Mercedes é de 43,2% e está em queda livre, pois já teve 64,8% e a rival detinha 15,9%.
    O segredo foi a fábrica de Resende, única no mundo a fabricar ônibus e caminhões. Ela possui moderno desenho logístico, onde os próprios fornecedores interagem nas 8 etapas de fabricação, agilizando, assim, o processo de produção. O departamento de engenharia fica no Brasil, o produto é simplificado e com isso, tempo. A Volkswagen entrega, 80% dos seus caminhões e ônibus, sob medida, no menor tempo e com o menor custo. Nada de luxo, simplesmente aquilo que o cliente pede e pode pagar.