Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

O NOVO CONSUMIDOR


03/01/2005
    A pesquisa Painel Nacional de Consumidores, realizada pela LatinPanel/Amis, mostra que não apenas fatores conjunturais, mas mudanças sócio-demográficas também afetam os hábitos de compra e o comportamento dos  consumidores.
    A pesquisa identificou 5 tipos básicos de consumidores: os preocupados com saúde e boa forma, os quais consomem produtos diets/lights, são avessos às crises e viram esse mercado crescer  870% nos últimos 10 anos e para 2004, a perspectiva é de 20%; as classes populares - C/D/E - que representam 80% dos domicílios, onde 60% são casais com filhos; essa classe é responsável pelo consumo de 50% do sabão em pedra e do amaciante vendido; as mulheres onde a cada ano, há um incremento no nº de compradoras e onde as classes A/B e C já respondem por 75% do valor das compras; os independentes que são as pessoas que moram sozinhas, onde a classe A/B é de 17%, a classe C é 36% e a classe D/E é de 22%, as categorias A/B consomem refrigerantes e cerveja, leite, café, produtos diet/light e orgânicos; os idosos aumentam cada vez mais, mais de 20% da população possui mais de 45 anos, eles compram alimentos com 42%, bebidas com 34%. Cesta de higiene com 14% e limpeza com 10%. Nesta categoria vê-se o aumento no consumo de leite, adoçante e biscoitos.