Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

O DESEJO DE COMPRAR LEITE E LHE VENDERAM UMA VACA.


02/03/2012

Empresas do mundo inteiro investiram incontáveis milhões de doláres em TI. Só que grande parte dos gestores ainda não encontrou uma forma simples, rápida e econômica de obter informações de gestão que sejam realmente úteis e precisas. Nada mais que a metade dos projetos de informatização de apoio para as decisões de altos executivos fracassa na primeira tentativa.

A complexidade que envolve os equipamentos, programas e profissionais de tecnologia da informação dificulta imensamente o uso das melhores informações pelos executivos, em pesquisa, gestores consideram os sistemas pouco amigáveis, demorados e de custo elevado, além de se sentirem extremamente dependentes dos técnicos.

O Profº Wagner Damiani,da FGV-EAESP, compara os complexos sistemas corporativos de tecnologia da informaçõa a fazendas de gado leiteiro e propõe que os gestores comprem as informações de apoio à tomada de decisões como quem compra leite no supermercado, mudando o paradigma.  Ou seja, parando de manter fazendas de gado leiteiro - os sistemas tecnológicos, na metáfora utilizada pelo Profº - para obter o leite - as informações, optando por um serviço que as forneça, mas que fique sediado dentro da empresa.  E mais, para viabilizar o manejo mais ágil das informações, deveriam ser utilizados sistemas de informática semelhantes aos que as pessoas usam em casa, como televisão, telefones, celulares, tablets, que dispensam qualquer treinamento.

O acadêmico alerta que como se trata de receber a informação direto da fonte, muitos executivos se surpreendem já que estão acostumados com informações filtradas, e a diferença pode ser realmente incômoda.