Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

NOTIFICAÇÕES?


30/06/2006

         A Copa ainda nem começou e a Fifa já notificou cerca de 20 empresas no Brasil pelo uso indevido de marcas e imagens relacionadas à Copa do Mundo e que são de sua propriedade.  Expressão como " Copa do Mundo " e imagens da taça do mundo são vetadas.

        A Fifa enviou no final do ano passado às 25 principais agência de publicidade e ao Conar uma carta explicativa sobre o que é proibido e o que é permitido.

      Segundo o INPI, a Fifa já depositou (desde 1978) 571 pedidos de registro de marcas e imagens relacionadas a eventos esportivos, muitos pedidos já foram concedidos e outros tanto ainda estão em análise. Em 2002, a Fifa solicitou o registro da expressão "Copa do Mundo" para várias classes de produtos, porém os pedidos ainda não foram analisados. "Mas é com base nesses pedidos que a Fifa vem notificando as empresas que utilizam a expressão", pontua José Eduardo Pieiri da Dannemann Siemsen. 

      Resta a expectativa: Será que a Fifa conseguirá obter esse registro? Ou irá  amargar mais uma derrota como a que teve recentemente na Alemanha, quando a Justiça anulou os nomes "Fussball WM 2006 " e " WM 2006", por considerar que as expressões são voltadas ao esporte de modo geral, dessa forma não sendo passíveis de registro.