Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

NEGÓCIOS QUE MUDAM O MUNDO


20/06/2012
No mundo, mais de 4 bilhões de pessoas vivem com menos de  5 dólares por dia. São os pobres que formam a base da pirâmide social, segundo a concepção do estrategista C.K. Prahalad.

As maiores oportunidades de fazer a diferença com negócios em larga escala estão hoje nos mercados "não viáveis" dos países emergentes. Estima-se que a população mundial chegará aos 10 bilhões de pessoas. Outro levantamento aponta que que por ano cerca de 70 milhões de pessoas deixaam o campo em direção às metrópoles.

Fundada em 1992, a empresa híbrida KickStart Kenya é outro exemplo positivo. Até 2011, já tirou da pobreza mais de 577 mil pessoas, com a criação de 115 mil pequenas empresas, que geram US$ 116 milhões em benefícios e salários. A organização desenvolve e comercializa tecnologias de baixo custo que os empreendedores africanos usam para construir pequenas empresas, principalmente relacionadas com o setor agrícola e pecuário.

Mukesh Ambani, presidente e diretor-executivo do conglomerado Reliance Industries, sustenta que dentro de 20 anos já não se falará das garagens do Vale do Silício, mas sim dos projetos nas áreas rurais da Índia, que depois serão implementados em larga escala em todo o mundo.