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MAIS DO QUE TOMAR UM BANHO DE GELO


Edicão: 130 - 19/09/2014

Entrar na onda do marketing da causa requer conhecer alguns passos básicos e fundamentais: 1º deve existir uma relação clara para o consumidor entre o propósito a ser defendido e o negócio da companhia, ou seja, não soa coerente uma rede de fast-food fazer campanha de combate a obesidade; 2º Consistência na ação, isto significa que a causa deve permear as políticas da empresa; 3º Buscar pelo parceiro ideal, isto é, firmar contratos com ONG’s respeitadas e definir o papel de cada um no acordo; e, em 4º transparência para o consumidor, por exemplo: na própria embalagem do produto, inserir o quanto de seu valor de venda será destinado para tal causa.

Um dos cases mais bem-sucedidos é o da Ben & Jerry. A empresa apoia publicamente - e de forma criativa - diversas causas, como o combate a desigualdade social. Aqui, no Brasil, a Unilever firmou uma parceria com a Unicef e a marca Vim, para ajudar as prefeituras do país a implementar políticas de saneamento básico que beneficiem crianças e adolescentes. A empresa já doou 500 mil reais. E a partir deste mês, destinará 50 centavos de cada garrafa vendida do produto para a Unicef.

Mas nem tudo é sucesso nessa seara... A rede americana KFC é conhecida por ser aventurar de maneira atrapalhada nessa estratégia. Um dos casos mais recentes, foi quando a empresa tentou arrecadar recursos para pesquisas sobre diabetes juvenil com um percentual da venda de copos de 500ml de refrigerante, que, em média, tem 54g de açúcar cada um.