Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

MADE IN NOWHERE


04/11/2005
 Adotando uma voraz política de terceirização, as grandes marcas estão focando suas ações nas suas competências-núcleo, isto é, fazendo o que sabem fazer de melhor que é o design e o fortalecimento da imagem da marca e deixando para as ODM´s - Original Designer Manufacturer ou fabricante de desenho original - o desenvolvimento das peças, componente e acessórios.
 Hoje, Taiwan produz 65% de todos os notebooks vendidos no mundo, muito sob a bandeira de grandes marcas como a Sony, Apple e Dell. Cerca de 30% das câmeras digitais, 65% dos players de MP3 quase 70% dos PDA´s são ODM´s.
 A curto prazo a estratégia pode ser lucrativa, mas os riscos iminentes são a empresa deixa de produzir e de desenvolver produtos comprometendo assim a tão sonhada busca pela inovação. Outro, traz-se para o mercado os não-competidores, isto é, as ODM´s "saem do armário" e passam a competir em igualdade de posições, acirrando a competição e prejuízo para a marca.