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LA CULTURE DE LA BIÈRE


09/02/2007

Muitos jovens franceses estão se rendendo aos prazeres da cerveja e estão deixando em polvorosa a tradicional indústria vinícula. As cervejarias gourmets - espaços bem decorados e agradáveis onde se degustar diversos tipos de cervejas - estão conquistando adeptos e  se tornaram uma das grandes vilãs na trajetória de queda no consumo de vinho na Europa.
  
Através de um competente trabalho de reposicionamento de produto, utilizando inclusive conceitos dos empresários do vinho, a indústria cervejeira viu o consumo da bebida aumentar 52% entre 1996 e 2001.
 
O apelo exclusivamente popular cedeu espaço a uma glamourização da bebida, com diversificação de sabores e acompanhamentos nobres, como caviar, terrine de carne de caça, fatias de roquefort, entre outros.
 
Em compensação, as adegas européias estão abarrotadas de vinho, estima-se que, atualmente, quatro bilhões de litros de vinho estejam sobrando. Na Europa, a perspectiva em 2010 para a indústria do vinho é um excedente de 15% de sua produção anual.