Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

INVASÃO BÁRBARA E VERMELHA


12/05/2005

    A americana Dell, líder mundial na fabricação e vendas de PC´s - microcomputadores pessoais que se cuide; pois a chinesa Lenovo comprou a divisão de PC´s da IBM pela bagatela de US$ 1,8 bilhão e, desde dezembro, já gastou cerca de US$ 200 milhões em ações de marketing. 
    A meta é tornar-se a maior companhia do mundo no setor no prazo de 3 anos e a briga já começou. A Lenovo quer o mercado corporativo com design e tecnologia diferenciados, indo em busca de mercados menos saturados como o Brasil e a China - onde leva uma clara vantagem, são 30% de share e vendas de 4,5 milhões de máquinas ao ano. E não pára por aí, ela quer que seus preços fiquem em torno de US$500,0 a unidade na Ásia.

    Composta de duas etapas, a estratégia da asiática para atingir o topo é investir no comércio de equipamentos para pequenas empresas e depois, partir para os consumidores domésticos.
    No Brasil, o que atrapalha um pouco os planos é o "mercado cinza", os "sem marca" que são vendidos por pequenas empresas de "fundo de quintal". Segundo o IDC, apenas 1 em cada 4 PC´s comercializados no País são vendidos pelos fabricantes tradicionais.