Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

IBM LIDERA NA ÍNDIA


11/10/2007

     “A Índia é a jóia da coroa mundial da IBM”. Esta frase proferida por um ex-funcionário da empresa traduz a espetacular virada da IBM no país. Outrora criticada pelo seu gigantismo e lentidão, a empresa realmente entendeu do que se trata a Índia, não hesitou em despejar uma grande soma em dinheiro no País como aquisições, construção de novas instalações e a contratação de milhares de funcionários.  E como resultado assume a liderança no segmento de serviços de tecnologia, com 10% do mercado doméstico. Uma outra parte da equação foi criar centros de pesquisa e desenvolvimento que empregam 3 mil engenheiros na Índia. Bangalore e Nova Déli são as novas sedes dos maiores laboratórios de P&D da IBM, fora dos EUA.

     De fato, a virada, em grande parte, deve-se à conquista de um contrato de 10 anos no valor US$750 milhões com a operadora líder no segmento de telefonia celular, Bharti Airtel.

     Desde então, a IBM vem conseguindo novos contratos com mais rapidez que os concorrentes locais. A apenas no primeiro semestre deste ano, assinou contratos de longo prazo no valor de US$1,4 bilhão.

     O sucesso da empresa levou aos concorrentes locais a um novo posicionamen buscar mais oportunidades dentro de casa, ou seja, focar o mercado interno. A Infosys informou que começará a disputar acordos na Índia, algo que não fazia no passado. 

     E a resposta da IBM é o famoso clichê:  “a concorrência é bem-vinda”.