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FUTURO TORTUOSO


12/06/2005

    O marketing já viveu, praticamente, todos os bons e maus momentos da vida. De herói a vilão, hoje, enfrenta um grande desafio, pois segundo Philip Kotler, "os presidentes de empresas estão ficando cada vez mais impacientes com o marketing" e por quê? Resultado. 
     Segundo pesquisa realizada, a atividade de marketing é mais importante do que nunca; contudo, a dificuldade em manter o ritmo está cada vez maior. 
     Cerca de 75% dos 350 executivos entrevistados consideram que a atividade tornou-se fundamental  para companhia entre 1999 e 2004. Porém, em mais de 50% das organizações,o marketing e os objetivos do presidente da companhia não estão alinhados.
    Aproximadamente 70% das empresas reorganizaram seus departamentos de marketing, contudo o papel do diretor de marketing continua mal definido. Cerca de 66% dos profissionais afirmam que as análises sobre o o ROI são a maior necessidade do marketing. Entretanto, as empresas, ainda usam métricas "alternativas"  por exemplo,  nível de conhecimento da marca ou do produto, entre outros ao invés dos parâmetros de ROI.
    Segundo a pesquisa, atualmente,  o foco do marketing centraliza-se nas operações com retornos de curto prazo e financeiramente mensuráveis; a fonte de valor começa a tranferir-se para a interface com o consumidor e na imposição do prazo e dos produtos pelo cliente.