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FOCO DO FOCO


05/12/2003
FOCO DO FOCO
Antes eram  placas nos grandes estádios de futebol para 50 ou 100mil pessoas, patrocinar times de futebol, exemplos de estratégias de marketing esportivo no Brasil.
Hoje, com a economia em marcha lenta e o dinheiro curto, as empresas estão preferindo racionalizar e partir para as ações de relacionamento, que são mais baratas e dão retorno a curto prazo.
O marketing esportivo no Brasil movimenta cerca de US$20bilhões/ano e as grandes empresas estão preferindo patrocinar torneios para os "amadores", a fim de criar laços fortes com a empresa e com o cliente, afinal, no país do futebol quem não gosta de bater uma bolinha com os amigos no final de semana ou então participar de um tira-teima para ver quem é o melhor?  É pura adrelina, muita emoção e muito share of heart, o que gera um alto recall e permite fidelizar o cliente ou conquistar novos.
Não existe formato certo, alguns estão investindo em torneios universitários, outros em campeonatos de golfe, vale tudo, só não vale perder o cliente