Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

EM BUSCA DO GRAU


31/03/2006
     O Brasil hoje faz parte da 2a divisão dos países emergentes. Mas, nem tudo é má notícia,  o País  está se aproximando do padrão em diversos indicadores econômicos avaliados pelas "agências"  de classificação de risco, como superávit primário. Segundo Marcel Pereira, economista-chefe da consultoria RC que fez uma análise das avaliações das principais agências de classificação é possível que consiga atingir, até 2009, a classificação "grau de investimento" das agências internacionais de risco e com isso, sinal verde para investimentos estrangeiros .
     Atualmente, de 7 indicadores econômicos, o Brasil está próximo, devendo alcançar o rating ainda este ano em: superávit primário (ideal: 5% e atual: 4,8%), reservas em relação à dívida externa (ideal: 30% e atual:27%) e dívida externa em relação às exportações (ideal: 150% e atual:160%)  e ainda falta crescimento econômico (4% x 2,9%); comércio exterior em relação ao PIB (50% x 22%); dívida pública líquida em relação ao PIB (40% x 52%) e parcela da dívida pública pré-fixada (20% x 30%). 
     O Brasil hoje recebe uma classificação BB-  deve chegar a BB em dezembro/2006. Para receber grau de investimento deverá galgar mais 2 níveis intermediários indo para BBB-. Cada passo significa uma diminuição de 0,5% na taxa de juros, numa dívida de US$200bilhões representaria uma economia de US$1bilhão ao ano. Cerca de 22% dos países que estavam nas mesmas condições brasileiras atingiram a classificação em 5 anos, mas para isso precisa-se persistir nas reformas (previdência, judiciário etc.) e na melhoria do desempenho fiscal.  
     Exemplos são os da Rússia que enfrentou uma grave crise em 1998 e recuperou seu grau em 2004 e a Coréia que sofreu um revés em 1997 e recuperou-se 2001. Atualmente, algumas empresas brasileiras já obtiveram o grau de investimento e estão usufruindo de custos menores na captação de dinheiro.