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DO YOU LOVE ME?


04/01/2005
 O consumidor, depois do "11 de setembro" o mundo não é mais o mesmo. Nos EUA, berço mundial do capitalismo, novos conceitos estão sendo soprados assim como os ventos das mudanças, felicidade e qualidade de vida estão aproximando a marca do consumidor.
No Brasil, a atual tábua de valores do mercado de varejo divide-se em 5 itens: preço e qualidade do produto; marca - prestígio intangível agregado ao produto; experiência - experimentação da marca; energia - gasta pelo consumidor entre tempo e expectativas.
Observa-se que muitas campanhas publicitárias estão procurando retratar essa nova filosofia, é o velho "eu te amo" com nova roupagem, mas o perigo que ronda chama-se ciclotimia, quer dizer a empresa diz uma coisa e faz outra totalmente diferente e aí, não há ação que sustente.
Além do mais, o conceito de tribo se expande. O consumidor deseja fazer parte de algo, quer dizer, fazer parte de uma tribo - nerds, patricinhas, mauricinhos, punks etc. - e desta forma, as empresas têm a oportunidade de estabelecer elos emocionais através da identificação e da filiação de variadas formas do consumidor à marca.