Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

DIGITAL OU DA PEDRA?


07/03/2005

   
Continua a discussão da TV Digital que o Governo Lula, em 2002, decidiu que o Brasil deveria ter um sistema próprio que deveria funcionar com uma ferramenta de inclusão social com serviços e, sendo assim, não iria adotar um dos 3 sistemas existentes - o americano, o japonês e o europeu.
    O SBTD - Sistema Brasileiro de TV Digital - financiado pelo Finep - empresa de financiamento ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia -  deverá liberar ao todo R$80 milhões para o desenvolvimento do projeto, o que atrapalha é que todos os projetos existentes são uma "colagem de várias coisas" e que terão que pagar royalties.
    Quanto ao padrão nacional, ele poderá seguir o padrão europeu, standard, ou o padrão norte-americano, HD - alta definição, como o governo deixou livre, a tendência é a adoção do HD.
    Enquanto isso, as operadoras de TV a cabo no Brasil, investem pesado e já estão oferecendo uma programação maior, com canais digitais o que inclui canal de música e informação sobre programas, entre outros.