Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

DE LOCOMOTIVA A CAPITAL DE TURISMO DE NEGÓCIOS


17/02/2004
DE LOCOMOTIVA A CAPITAL DE TURISMO DE NEGÓCIOS

A cidade de São Paulo, a maior da América Latina, cresceu em torno das fábricas do início do século passado, mas a locomotiva industrial, cedeu espaço para outros ramos de atividades e transformou-se na capital dos serviços. Hoje, as tradicionais indústrias não estão mais em São Paulo devido ao custo do terreno, da mão-de-obra e dos problemas ambientais, elas se mudaram para o interior ou para outros estados. Mas, mesmo assim, a metrópole ainda concentra 9,4% da produção nacional, chegando a superar a Hungria e outros futuros membros da Comunidade Européia.

Quanto a serviços, a cidade realiza 1 evento a cada 10 minutos ou 75 mil eventos por ano; organiza 88% das maiores feiras do País, concentra 72% de todo turismo de negócios, movimentando anualmente R$ 5 bilhões.

Hoje, a "Terra da Garoa" é o 1o lugar entre os destinos de viagens de negócios e eventos do Brasil, cerca de 57% das pessoas que chegam a São Paulo têm este objetivo, são mais de 10 milhões de turistas sendo que 13% são estrangeiros. A meta é atingir 15 milhões de turistas até 2010, para isto, ações de marketing e seminários de capacitação para 2,5 mil agentes de viagens de diversas localidades brasileiras estão sendo planejados.