Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

Conhecendo o perfil das mulheres


20/10/2003
Segundo o resultado da pesquisa do Ibope Solutions, as mulheres da classe C são as responsáveis pelas decisões de consumo. Cerca de 29% delas tem alto potencial de mobilidade social, ou seja, chances reais de melhorar de vida. As consumidoras populares são experimentadoras, mas fiéis às marcas preferidas, valorizam a qualidade, consomem mais produtos tecnológicos e se permitem pequenos presentes ("pequenas indulgências").
    O estudo traçou os cinco tipos de "perfis psicológico do público feminino". Em 1º com 26%, o perfil "eu me amo", mulheres que buscam coisa novas, valorizam o corpo e procuram se gratificar constantemente. Em 2º o "eu acredito" com 23%, são experimentadoras e vaidosas, porém possuem fortes laços familiares  e comunitários  e se consideram um pouco descontroladas na hora de gastar; em 3º o perfil "eu sobrevivo" com 21%, elas não se valorizam pessoalmente, são mais passivas e carregam traços de pessimismo,  no entanto valorizam o seu  papel de mãe, com tendências a projetar suas realizações  através dos filhos. Em 4º o "eu vou conseguir", com 14%, onde as mulheres são mais focadas na carreira, possuem postura ativa e almejam prosperidade, integração e aceitação social; E o último perfil,  com 10%,  é o chamado "eu não aceito", caracteriza por mulheres que dão pouco importância a sua própria aparência, apresentam insatisfação profissional e alegam não gostar do lugar onde residem.