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CONVERGÊNCIA DO VAREJO


12/06/2005
    Junte fabricante A e fabricante B. Sopa de letrinhas? Não, os fabricantes descobriram que a concorrência acirrada está reduzindo cada vez mais as opções da empresa e para não naufragarem no mar de produtos existentes, resolveram unir forças e criar produtos diferentes. Onde a marca de cada empresa torna-se um grande elemento propulsor o que faz com o que o produto já nasça vendedor.
    Este tipo de ação ganhou o nome de "branded brand" ou "marca marcada", onde procura-se maximizar o efeito de marcas famosas num mercado acirrado, competitivo e global, dando ao consumidor a tranqüilidade de escolha. E aí temos:  Philips e Procter & Gamble e o sucesso estrondoso da escova de dente eletrônicia, IntelliClean.
    O fato é que está virando febre e especialistas já estão chamando este fenômeno de "convegência do varejo" onde a fórmula mágica passa a ser "1 + 1 = 3" porque a popularidade do produto é maior que a soma do prestígio das marcas.
    Economicamente falando, é um grande benefício às marcas; pois além de reunir duas ou mais marcas com largo histórico de confiabilidade, há o efeito "spillovers" nas linahs de produtos.