Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

CONFÚCIO DEIXADO PARA TRÁS


23/01/2008

      Nem genética, nem sorte. O segredo dos nove líderes mais importantes da China no Comitê Permanente do Politburo, com idade entre 52 e 67 anos, para não apresentarem sequer um fio de cabelo branco é a tintura no cabelo. Segundo Wang Zhengrun, diretor-presidente adjunto de uma fabricante estatal de inseticidas, eles precisam aparecer na TV e mostrar que estão bem de saúde.

       A verdade é que existem poucos lugares no mundo onde o cabelo branco é tão temido quanto na China. No mundo empresarial, a aparência jovial é altamente valorizada e o número de cirurgias plásticas vem crescendo bastante. Os chineses, porém, se orgulham da "barriguinha de cerveja", que, para eles, é um símbolo de status.

      Para se ter uma idéia, as vendas de tintura de cabelo em 2006 alcançaram US$ 148 milhões e foram 75% maiores se comparadas com 2001. O mesmo acontece com os condicionadores de cabelo, que apresentaram alta de 80% nas vendas no mesmo período. A cultura de que o cabelo e a pele são heranças dos familiares  e, portanto, devem ser respeitados, definitivamente, ficou para trás.