Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

CLOUD COMPUTING


04/12/2009

            O futuro está diretamente ligado às nuvens digitais. No mundo da tecnologia, as nuvens digitais são uma rede descentralizada e composta por centenas ou milhares de computadores, com poder avassalador de processamento de dados. Em 2008, os negócios envolvendo as nuvens geraram US$ 36 bilhões em vendas. As nuvens permitem, por exemplo, monitorar e prever o comportamento eletrônico das pessoas. Com esse poder em mãos, pesquisadores estão desenvolvendo algoritmos para garimpar, organizar e disponibilizar esses rastros.

 

            Essa tendência já ganhou nome em inglês: reality mining, ou mineração de realidade. O marketing é uma das principais razões para analisar as nuvens.  As interações humanas são cada vez mais virtuais, diz Eric Horvitz da Microsoft. Isso possibilita identificar, entender e influenciar o comportamento real das pessoas à medida que ele está ocorrendo, de forma instantânea. Mas a questão da privacidade pode vir à tona e o Governo deverá definir até onde as nuvens vão nos levar.