Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

CLOUD COMPUTING


Edicão: 125 - 02/05/2013

Com taxas de crescimento anuais superiores a 20%, o e-commerce  brasileiro começa agora a adotar cada vez mais as ferramentas tecnológicas que auxiliam na gestão. O chamado cloud computing chegou para agilizar processos e melhorar a gestão, sem que para isso sejam necessários investimentos em hardware e na capacidade de armazenamento. Além disso, não há necessidade de investimento em manutenção do parque de máquinas, plataformas tecnológicas, segurança ou softwares.

O formato de aquisição de um projeto em nuvem é acessível às pe­quenas e médias. Antes, para traba­lhar com o mercado on-line, era ne­cessário realizar investimentos altos em softwares e, principalmente, em infraestrutura. A solução, oferecida nos modelos comerciais de Infrastructure as a Service (IaaS), Platform as a Service (PaaS) ou Sof­tware as a Service (SaaS), é palpável a qualquer realidade varejista. Apesar disso, a adesão ainda é baixa, cerca de 10%, se comparado aos mercados mais maduros, que chega a 60%.

Para especialistas, a baixa aderência está relacionada ao medo da mudança de gestão e da desconfiança dos empresários com serviços online.