Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

CICLO NATURAL


20/06/2012

Qualquer perda origina um ciclo de sofrimento no ser humano, conforme modelo de Kübler-Ross, que compreende cinco estágios: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
 
Para Martha Gabriel, coordenadora do MBA de marketing da HSM Educação, as empresas quando se deparam com mudanças de paradigmas vivenciam esse mesmo ciclo. Um exemplo atual é a era sociodigital.
 
Em um primeiro momento, negavam sua importância, alegando se tratar de uma moda passageira. Depois, sentiram raiva quando perceberam que houve mesmo uma mudança inevitável.

A maioria já passou pelos estágios de negação e raiva em 2010. A terceira etapa de negociação se deu em 2011, quando as empresas constataram que era necessário abraçar a causa, mas que isso levaria tempo. Enquanto uma empresa adia as mudanças com a desculpa do mercado limitado, outras abraçam rapidamente o comércio social, senso de humor e inteligência online. Ao notar que precisarão mudar de fato, desesperam-se por não saber ainda como lidar com o novo, sem conseguir acompanhar as mudanças, e caem em depressão. Em 2012, portanto, gradativamente, as empresas chegarão ao estágio da aceitação de que as mídias sociais são um espelho da sociedade e, se esta mudou, sua empresa e você precisam mudar também.