Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

CICLO DE VIDA DOS CEO´s


13/06/2005

    Não apenas produtos e serviços têm visto o seu ciclo de vida reduzir, os CEO´s estão sendo, literalmente, "caçados e exterminados" das empresas, basta não apresentar a performance desejada pela diretoria ou conselho de acionistas que tchau...
    A pesquisa da Boz Allen Hamilton com 2.500 empresas globais mostrou que, cerca de 31,4% demitiram seus CEO´s em 2004, um aumento de 44% em relação a 2003.
    Os principais motivos que levaram 33,3% dos 354 líderes a deixaram seus cargos foram: má administração; desentendimento com o "board"; atitude antiética; abuso de poder; baixo retorno (ROI) em relação à concorrência, entre outros.
    Na Europa 42% das saídas foram relacionadas à má performance, enquanto que nos EUA foram de 31% e o tempo médio de vida de um CEO caiu de 4,5 anos para 2,5 anos.
    Uma constatação interessante é que a performance do CEO varia de acordo com tempo que ele permanece no cargo, tendo um desempenho melhor na 1a metade da sua gestão. E muitas empresas acabam forçando o CEO se aposentar ainda "jovem" para com cargo, com cerca de 55 anos de idade.
    Outro dado relevante é que o setor de TI é o mais crítico e perigos para a saúde dos CEO´s, sendo responsável por 44,8% de todas as saídas registradas na indústria, seguido por telecomunicações com 42,9%.