Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

BUILD, BORROW OR BY


19/05/2014

Em recente entrevista para HSM, o especialista em estratégia da Rotman School, Will Mitchell, diz que o novo modo de crescer passa por dominar a habilidade da integração da cadeia de valor, montando um portfólio equilibrado de atividades de construir-colaborar-comprar. Para o especialista, os gestores se mantêm presos ao paradigma "construir ou comprar".

É preciso que a empresa tenha certeza do melhor modo [ construir, colaborar ou comprar] deter acesso à tecnologia, ao modelo de negócio ou ao produto desejado, sinaliza.

De forma, resumida a ideia de "Construir" é aplicada quando a empresa tem domínio suficiente da tecnologia e não há conflito entre esta e a organização. Agora, "se houver uma distância muito grande entre os recursos que a empresa já possui ou se a distancia for curta, faz mais sentido aplicar o conceito do "colaborar". Há duas modalidades de colaboração: licenciamento e aliança. No entanto, só faça uma aliança se o número de pontos de contato for pequeno o bastante para não sobrecarregar a organização", pontua o especialista.

A opção de "comprar" "só deve ser levada em conta depois de descartadas as outras duas e somente se a empresa achar que tem um plano de integração viável", observe Mitchell.

Mitchell afirma que a Apple é uma das melhores integradoras da cadeia de valor do mundo, pois sabe quando construir, quando colaborar e quando comprar, e executa bem. Cita ainda, como outros exemplos a brasileira Embraer.


Fonte: Folha de SP, Valor Economico, Management, Exame