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BRIGA BOA NO MARKETING


Edicão: 126 - 07/08/2013

O best-seller de Malcolm Gladwell, O Ponto da Virada, lançado em 2009 e que defende a ideia de que as epidemias sociais decorrem dos esforços de um pequeno número de pessoas excepcionais, começa a ser questionado. Uma nova teoria ganha força no livro Contagious, de Jonah Berger, um professor da Wharton School, de 32 anos. O novo best-seller apresenta, além de uma reavaliação das ideias de Gladwell, a teoria de que os profissionais de marketing se prenderam à parte equivocada do fenômeno viral. "Ao prestar tanta atenção ao mensageiro, deixamos de atentar para a mensagem", explica o autor, referindo-se a pessoas influentes que são pagas para divulgar produtos, mas, sem nenhuma comprovação científica de que isso realmente funciona.

Com a ajuda de um especialista em computação, o autor criou um rastreador que, por seis meses, foi atrás de todos os artigos publicados. Resultado: os de teor científico eram os mais compartilhados. A dupla ainda elaborou uma análise estatística que considerava as emoções provocadas e Berger concluiu que a admiração falava mais alto. Berger sugere, então, seis princípios, "STEPPS" decorrentes de uma ousada ciência para tornar um produto (ou uma ideia) contagioso.  São eles: Social Currency - fazer qualquer pessoa parecer bem nas interações sociais ao compartilhá-lo;  Triggers - ter estímulos, como o de ser o assunto da hora; Emotion - ser capaz de provocar emoções; Public - mostrar que muitas outras pessoas o estão consumindo; Practical Value - ter utilidade real para seu público-alvo; Stories -  contar histórias.