Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

BRIGANDO PELO BOLO VERMELHO


13/07/2005

  A China tem, atualmente, cerca de 94 milhões de internautas, perdendo apenas para os EUA em número. Muitas empresas locais estão desenvolvendo tecnologia própria e com isso, tornando-se grandes players e até, abrindo seu capital na bolsa de valores com IPO´s - oferta pública inicial com captação de milhões de dólares.
    Como parte dos compromissos assumidos ao entrar par OMC, a China, no final de 2003 abrandou as restrições das entradas das companhias estrangeiras. A legislação chinesa atual prevê que as empresas estrangeiras podem controlar diretamente, no máximo, 50% das empresas chinesas.

     Entre as gigantes que aproveitaram esse clima mais liberal foi a Microsoft, que em associação com uma companhia de Xangai, está disponibilizando uma versão chinesa do MSN. O público alvo em potencial são os  mais de  340 milhões de assinantes de serviços de telefonia celular, que freqüentemente usam seus aparelhos para entrar na internet,.      
    As empresas norte-americanas estão despejando "baldes de dinheiro", contudo, os estrangeiros correm diversos riscos no mercado chinês,  devido  ao mercado ser  ainda imaturo;  Por exemplo, o  buscas pagas, movimenta apenas US$150milhões contra US$ 3,9 bilhões do mercado norte-americano.