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BRASIL, MOSTRA A TUA CARA


05/11/2003
BRASIL, MOSTRA A TUA CARA
A oferta de serviços 24x7, 24horas/dia e 7dias/semana, tornou-se condição sine qua non numa economia globalizada, mas isto requer um investimento alto em se tratando de EUA e Europa, e uma oportunidade de ouro para países emergentes.
Segundo pesquisa da A.T. Keraney, o Brasil é o 4o mercado mais visado pelas empresas americanas para receber empregos na área de serviços, call centers e outros, depois de Índia, Canadá e México. Elas pretendem transferir mais de 500 mil empregos nos próximos anos.
Dos itens procurados pelas empresas para o outsourcing/off-shore (parceiras internacionais) estão a similaridade com a cultura americana e hipano-americana, turn over baixo, estabilidade política interna e externa, baixa probabilidade de conflitos internos e externos, de acidentes naturais, boa infra-estrutura de comunicações, energia e transporte, boa relação de fuso horário com o mercado a ser atendido. Fora as aptidões naturais, nosso país oferece bases relativamente sólidas, custo de mão-de-obra reduzido e elevada taxa de retenção de funcionários.
O grande problema é a miopia, a falta de conhecimento do mercado brasileiro, hoje existem 68 mil pontos de atendimento (PA´s) e os call centers brasileiros estão começando a participar dos eventos internacionais para mostrar a sua força.