Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

BRASILEIROS INOVADORES


05/05/2010

       O Brasil vem evoluindo nos registros de patentes. Em 2005, foram registradas 270 patentes, no ano passado o número saltou para 480. Um reflexo dos investimentos do País em novas soluções. Por isso, um dos objetivos do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual é diminuir a burocracia e acelerar o processo de registro, que hoje duram seis anos.

       A unidade brasileira da Whirpool, fabricante de Brastemp e Consul, integra a seleta lista das mil empresas e instituições mais inovadoras do mundo, de acordo com levantamento da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI). É a única brasileira a fazer parte da lista e aparece à frente de qualquer operação da empresa no mundo, inclusive a matriz americana. Segundo Rogério Martins, diretor de desenvolvimento da Whirpool, as características culturais dos brasileiros ajudam. "Nossos profissionais têm facilidade de se colocar no lugar do cliente".

       Atualmente, as empresas que mais registram patentes no mundo são: Panasonic, Hauwei, Bosch, Philips, Qualcomm, Ericsson, LG, Nec, Toyota e Sharp.