Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

A QUARTA ONDA?


09/02/2007

Depois da Terceira Onda de Alvin Tofler, o mundo está presenciando a Onda Verde que é a Revolução Verde. Termos como "ecoxiitas" - engenheiros dotados da filosofia socioambiental - "ecoeficiência" - eletroeletrônicos que consomem menos com maior capacidade - "ecorrevolução" -  Revolução Verde - ISO 14000, entre outras dezenas de expressões, estão guiando a indústria nessa nova fase.
  
Montadoras como a GM e a Fiat estão fazendo carros mais leves e policombustíveis, a Toyota busca reduzir as emissões de gases a zero e a Honda, com o jargão "environmentology" ou "ambientologia", torna público o seu compromisso; a Whiripool (Brastemp e Consul) está desenvolvendo refrigeradores mais efetivos (melhor desempenho e menor consumo de energia); a Boing está lançando um avião mais leve e, conseqüentemente, mais econômico, estes são apenas alguns exemplos. A Onda Verde atinge todos os elos da cadeia produtiva, a Michelin, por exemplo, está trabalhando no "pneu verde" que é preto ainda, mas polui menos.
  
Além da evidente preocupação, as empresas estão investindo pesado em campanhas publicitárias para mostrar ao mundo o que estão fazendo. A Revolução Verde está apenas no seu início e promete movimentar bilhões ou trilhões em todo o mundo.
  
Segundo estimativas da Wal-Mart, só de produtos orgânicos, o mercado mundial é de US$27 bilhões e isto é somente a ponta do iceberg.