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A FORÇA DO VAREJO SEM LOJA


12/04/2007

     Segundo a WFDSA, em 2005, o mercado mundial de venda direta movimenta mais de US$100 bilhões e teve a participação de quase 60 milhões de pessoas, ficando os Estados Unidos com o topo do ranking, com volume anual de negócios superior a US$ 30 bilhões. 
     No Brasil o setor cresce a taxas geométricas, em 1999 o volume de negócios era de R$ 4,7 bilhões, com 736 milhões de itens vendidos. Hoje o Brasil figura com destaque no ranking mundial de vendas diretas, ocupando a 5º colocação, ficando apenas atrás dos americanos, japoneses, coreanos e alemães. Em 2006, o total movimentado atingiu R$ 14, 5 bilhões  e comercializou 1,2 bilhão de itens.
     Os números atestam à solidez e o vigor das vendas diretas no Brasil, cujo sucesso se faz pela força dos 1,6 milhão revendedores autônomos presentes de norte a sul do País. Esses profissionais se diferenciam pelo bom relacionamento com os clientes que estão presentes nos condomínios, nos escritórios e nos lares brasileiros. 
     Segundo o presidente da ABEVD, Rodolfo Guttilla, mais de 88% dos itens vendidos no Brasil são de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O restante é composto por suplementos nutricionais, cuidados do lar  e serviços/outras categorias. Desses segmentos, o complemento nutricional foi o grande destaque, cujo incremento foi em torno de 30% entre 2005 e 2006.
     Os maiores consumidores dessa modalidade de venda são mulheres, de 20 a 50 anos, das classes C e D. Em média, o consumo é de 20 produtos por ano, como aponta a análise dos profissionais do setor.
     O consumo masculino cresce, mas, por enquanto, ainda é a mulher que faz as compras do homem. Mas, esse comportamento não é homogêneo, suplementos vitamínicos têm uma participação maior dos homens, chegando a 40%, em alguns casos.
     Para a ABEVD o grande desafio é a conquista do público jovem, porque o mesmo é pouco explorado e tem um grande potencial de crescimento.