Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

AS 12 TENDÊNCIAS MUNDIAIS


07/03/2005

   
A pesquisa global da Future Brand com especialistas indica que 12 tendências irão reger os hábitos de consumo e de comportamento das pessoas em alguns anos e apontam para a inovação constante, para atender aos anseios e desejos dos consumidores. Entendendo que inovação pode ser um conceito, uma tecnologia, uma embalagem ou produto, ou seja, uma "ótima idéia". E quanto ao Brasil e ao resto do mundo, há um alto grau de incerteza e as marcas podem transmitir a seus consumidores segurança e consistência. As tendências são:
    a) Enchantment ou encantamento - descoberta e experiências que encantam, produtos que tragam conhecimento, histórias e descobertas; b)Alternative life guides ou guia das alternativas de vida - são produtos que permitam ao consumidor vivenciar e harmonizar diferentes culturas, crenças e rituais; c)Antidotes ou antídotos - produtos que ajudem a enfrentar o dia-a-dia permitindo a recarga de energia ou que ajudem a relaxar; d)Active citizenship ou cidadão ativo - os consumidores não querem mais esperar pelas ações do governo e boicotarão as empresas que não atuarem de forma ética ou que prejudicarem o meio ambiente;  e)holistic health ou saúde holística - produtos multifacetados e multifuncionais visando o equilíbrio físico, mental e espiritual; f)personal forcefields ou campo de força pessoal -  produtos que tragam segurança, proteção e associados à higiene; g) Nostalgia - produtos que remetam à tranqüilidade e à segurança da infância e às tradições da época;     
h)Attitude over age ou atitude além da idade - produtos que reconheçam que as pessoas vivem mais e sem estereotipá-las; i) New tradicionalism ou novo tradicionalismo - produtos que resgatem antigas referências e valores tradicionais que ajudem a levar a vida com mais serenidade; j)Identity Play ou brincar de identidade - produtos que acompanhem o estado de espírito das pessoas, tentando encontrar equilíbrio entre oferecer um produto singular e flexível; k) City intimacy  ou íntima metrópole - busca por grupos afins para fugir da solidão; l)Release ou dispensa - busca por produtos que aliviem as pressões do dia-a-dia coma busca de experiências intensas.