Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

ASFIXIA LEGAL


12/03/2004
ASFIXIA LEGAL
    O aumento de 154% na alíquota da COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, que saiu de 3% para 7,6% vai, literalmente, matar ou levar para ilegalidade milhares de MPE´s - Micro e Pequenas Empresas.
    A coisa já não estava boa e ficou pior ainda. A nossa carga tributária supera a de muitos países de 1o mundo, ela está 36% do PIB enquanto que a carga tributária suíça e de 34%.
    Este aumento vai elevar o preço de produtos e serviços, porém, pior do que isso é que além da fatia maior do imposto a ser pago, os camelôs e as empresas que não pagam impostos é que vão sair ganhando com seus preços menores.  E o governo, ainda, exige que todas as empresas deverão  enviar demonstrativos mensais reportando as vendas para a Receita Federal.  Isto acarretará um novo custo administrativo para as empresas que já operam com quadros enxutos.
    Segundo estudo do Sebrae, 69% das MPE´s morrem com 1 ano de vida; 63% com 2 anos; 51% com 3 anos; 47% com 4 anos e 40% com 5 anos. Muitas morrem graças ao excesso de burocracia, juros altos e carga tributária irreal.