Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

APLS SÃO A BASE DA NOVA ECONOMIA


21/07/2011

Para a pesquisadora belga Elisabeth Waelbroeck-Rocha, os clusters serão a base da economia das megalópoles de todos os continentes. A tese é baseada na preferência das pessoas, que não querem mais produtos, e sim serviços. "As empresas devem se antecipar ao consumo", explica. Como exemplo, ao escolher um sofá, o consumidor escolhe também os móveis da casa onde vai morar, comer, dormir e ter privacidade. Assim, todas as opções estão interligadas e deve haver complementariedade entre as empresas que fornecem esses produtos e serviços.

A inovação é um elemento básico para a ampliação do conhecimento que garante o aumento da eficiência das empresas e clusters. O pesquisador alemão Helmut Kergel explica que a inovação amplia o uso das competências e dos recursos disponíveis, além de criar maior permeabilidade entre as cadeias, maior valor agregado dos produtos e serviços, cooperação horizontal entre concorrentes, abertura de novas tecnologias e campos de ciência, transformação de produtos e o desenvolvimento das regiões. Outro fator fundamental para os clusters é a interação entre arranjos produtivos de diferentes segmentos. "Os clusters precisam ser inovadores e adaptados às práticas mundiais" finalizou.