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ACERTANDO NO ALVO


18/02/2002

Jornais do país inteiro estão descobrindo a força do Marketing Direto e desenvolvendo ações para conquista, manutenção, fidelização e para aumentar a rentabilidade de clientes.
O jornal inglês Daily Telegraph conseguiu 17milhões de libras com ações variadas ligadas ao uso do Marketing Direto.
O Correio Braziliense aumentou seu índice de renovação de 87 para 95%, nos últimos 12 meses. Bem como o Estado de Minas aumentou ou índice de reconquista de 20 para 28%.
Com relação ao índice churn - soma dos cancelamentos nos últimos 12 meses dividida pela média de assinantes em carteira nos últimos 12 meses, que indica o percentual da carteira de clientes que precisa ser renovada para que o veículo mantenha o mesmo nº de assinantes, o padrão ideal segundo a Newspaper Advertising Association é de 66% - o Marketing Direto ajudou o Jornal O Globo a reduzir de 111 para 84% com a utilização de compra de listas; fez o índice do Zero Hora RS) cair de 50,2 para 34,9%.
No Jornal Estado de S. Paulo ele dá suporte à comunicação por mala-direta que vem ganhando espaço sobre o telemarketing.
No momento, a principal objeção à implantação dos programas de marketing direto são os altos custos de que podem superar milhões de dólares.