Informativo eletrônico que amplia a compreensão do nosso principal foco: as pessoas, seus comportamentos e como elas evoluem.

8,5 ANOS DE COMPRAS


12/03/2007

Um estudo da financeira GE, realizado na Grã-Bretanha com três mil mulheres de diversas faixas etárias e classes sociais, mostrou que uma britânica passa, em média, oito anos e meio de sua vida fazendo compras em shopping centers, em supermercados, em lojas de cosméticos e afins. Na realidade, são 3.148 dias só de compras.
  
Especialistas apontam vários fatores para esse comportamento, como: a mudança da estrutura familiar com a chegada da mulher no mercado de trabalho; a responsabilidade de fazer compras para a família; o prazer obtido no ato da compra e assim por diante. Segundo Amaria Perez-Nebra, da Universidade de Brasília (UNB), nos supermercados 60% dos consumidores são mulheres.
  
Mas, quem pensa que apenas as mulheres têm compulsão por compras - distúrbio psiquiátrico que provoca uma vontade incontrolável de comprar, podendo levar à ruína financeira - engana-se redondamente. Pesquisa da Universidade de
Stanford, com 2.153 adultos, revelou que 6% das mulheres e 5,5% dos homens entrevistados sofrem de compulsão por compras.
  
Pesquisas à parte, o fato é que as compras exercem um grande fascínio sobre as mulheres, um fetiche irresistível como um vestido ou uma bolsa...