1º Meeting ABMN Pesquisa


Maio - 2009

A Imagem da Área de Marketing no Brasil
Data: 21 de maio de 2009 
Local: Pestana Rio Atlântica Hotel - Copacabana - Rio de Janeiro
Horário: das 9:00 às 11:00

Detalhe

O estudo aborda o tema "A Imagem da Área de Marketing no Brasil". O IBOPE Inteligência foi o instituto contratado pela ABMN para realização dessa ampla pesquisa quantitativa e qualitativa entre o segundo semestre de 2008 e o inicio de 2009. Foram entrevistados 350 profissionais de marketing e áreas afins em todo o Brasil. Este estudo teve como referência as pesquisas realizadas pela ANA e a consultoria Booz & Company (anteriormente denominada Booz Allen & Hamilton), nos EUA.

As quatro hipóteses que deram origem a este estudo foram:

  • Desprestígio da área em relação ao passado;
  • Função secundária da área de Marketing nos dias atuais, uma desconexão entre o Marketing e os objetivos principais da empresa;
  • Desigualdade regional dentro das empresas time local x time global;
  • Participação efetiva do Marketing na questão de Sustentabilidade.


Na ocasião, serão apresentados pela Diretoria da ABMN e pelo Ibope os resultados da inédita pesquisa seguido de debate, com participação do CEO da McCann Erickson e Vice-Presidente da ABMN, Fernando Mazzarolo, do Coordenador Geral do Curso de Marketing da UniverCidade e da Diretora de Comunicação Corporativa da Unisuam.

Indice de Palestra

1º MEETING: ABMN PESQUISA

Palestrante
Vera Ligia P. de Toledo
IBOPE Inteligência
Diretora de Atendimento e Planejamento

Moderador
Fernando Mazzarolo
McCann-Erickson
Vice-presidente da ABMN e CEO da McCann-Erickson

Debatedor
Eduardo dos Reis
UniverCidade
Coord. Geral do Curso de Marketing

Palestrante
Ediana Avelar
Unisuam
Diretora de Comunicação Corporativa

Apoio

Sintese Material disponibilizado pelo palestrante