UM CONSTANTE APRENDIZADO MÚTUO


Foi sob o aroma e a vibração das manhãs que convidados e jornalistas compartilharam de mais um momento ímpar na trajetória da Associação Brasileira de Marketing & Negócios. O encontro no Bistrô Escola do Pão, na Lagoa, no dia 25 de março, marcou a posse da nova diretoria da ABMN e a reeleição do presidente da entidade, Thomaz Naves, para o biênio 2015/2016.

Em seu discurso, Thomaz enfatizou a importância das associações. Principalmente, as que ocorrem entre as pessoas, numa sociedade que, desde a antiguidade, busca formas de se organizar frente às mudanças que caracterizam a evolução dos tempos. E, que nos dias de hoje, dialoga com a rica pluralidade social, religiosa e de raças que, na prática, permite que esta mistura de experiências e aprendizados pessoais, quando compartilhados, promovam uma renovação e revolução de ideias e atos, combatendo "a pasteurização do pensamento”. Na observação do presidente, o ambiente ideal para vivenciar esse processo contínuo de aprendizado é em uma Associação. Afinal, como Thomaz destacou, "quando funcionamos em grupo, a nossa representação é muito mais forte, muito mais consistente". E em se tratando da ABMN, o valor pessoal agregado é ainda mais representativo. A associação é ricamente composta por profissionais que vivenciam o dia a dia do mercado nas mais diferentes organizações, abraçando a causa de dividir seu conhecimento e sua capacidade em uma espécie de “voluntariado”.

Nas palavras de Thomaz, "um constante aprendizado mútuo. Ao mesmo tempo que compartilhamos o nosso conhecimento, aprendemos também com os nossos colegas. Ao vermos como lidam com suas peculiaridades, podemos aprender novos jeitos de encarar nossos próprios desafios". E nesta caminhada, a participação em uma associação revela um espaço de responsabilidades e de compromisso, contribuindo para o fortalecimento e engrandecimento da própria entidade.

“Se desejamos ser parte de algo maior, precisamos estar disponível para esta transformação”

Por isso, a crença de que o convite à renomados profissionais de diferentes setores, ajudará a ABMN a entender melhor as novas demandas de mercado. A visão e a experiência desses profissionais serão fundamentais para fortalecer ainda mais a Associação que, há 43 anos, atua, por meio de suas iniciativas, projetos e eventos, como um ponto de apoio aos profissionais para que assim observem, entendam e decidam os melhores caminhos a tomar neste ambiente plural. Uma entidade que há muito tempo, conta com o apoio de marcas importantes, na qualidade de Associados Mantenedores. Mas que entende que é preciso ampliar cada vez mais o quadro associativo.

Para isso, Thomaz Naves destacou a importância da participação ativa de cada VP nas iniciativas da Entidade, por exemplo nas discussões de renovação do Código de Ética do Profissional de Marketing - no Fórum Integrante do hot site que irá ao ar, ou na campanha de prospecção de novos associados. A meta até o final deste ano é atingir o número de 100 empresas!

E por falar em renovação do Código de Ética, esta iniciativa terá em seu hot site o ambiente ideal para compartilhar ideias e fazer valer a participação de todos os profissionais com algo a dizer.

Ele é o resultado de estudos prévios que se iniciaram em meados de 2014 num esforço conjunto de membros da ABMN e da ESPM.

Nas palavras de Dudu Godoy, presidente do Conselho Superior da ABMN e VP da NBS Comunicação, “o código atual é datado de 1999, logo esse movimento de renovação era necessário frente à tempos modernos onde vivemos sob a força da tecnologia, sobretudo a explosão do volume de dados disponíveis, as redes sociais e as mídias digitais.” Tudo ditado por um novo ritmo de mudanças constantes e em alta velocidade.

Valéria Luz, superintendente da ABMN e coordenadora dos trabalhos do comitê- conta que, na prática, o hot site será capaz de: discutir e ponderar sobre dilemas éticos; incorporar vivências recentes de pontos polêmicos; refletir sobre condutas naturalizadas e banais que trazem preconceitos e discriminações em nosso cotidiano; funcionar como ferramenta de transformação das melhores práticas profissionais.

Em sua estrutura estão:

  • Quiz - peça-chave para perceber como os profissionais estão convivendo com os temas mais polêmicos e sua relevância para ele.
  • Fórum – ambiente aberto ao debate da importância social e educacional do marketing e da publicidade.
  • Artigos – textos de profissionais reconhecidos no mercado que funcionam como “food for thoughts” e inspiração para novas ideias, de como atualizar o que, um dia, foi reconhecido como “conduta ética dos profissionais de marketing”

Os Colaboradores Proativos já confirmados são: Thomaz Naves (Rede Record), Marcos Caetano (BRF), Ricardo Monteiro (GFK) e Fernando Bomfiglio (Souza Cruz).

A previsão é que o hotsite esteja no ar em 60 dias.


Os desafios estão lançados neste novo desenho de mundo que requer habilidade, conhecimento e dedicação para decifrar o que está por trás desse novo mundo: máquinas, fórmulas, redes, contatos, informações e um número de sem fim de outros elementos. Mas, como muito bem lembrou o presidente reeleito Thomaz Naves, em um discurso anterior, por trás de tudo isso, tem o ser humano: "e será sempre ele que estará no princípio e na conclusão de tudo".

Que os bons ventos do sucesso e das conquistas soprem nesta nova etapa!

 

Conheça a Diretoria ABMN 2015-2016.

 

Fotos posse nova diretoria